Comissão de Urbanismo fez nova reunião para debater o serviço de tapa-buracos em Joinville.
Em nova reunião com a empresa Conpla Construções e Planejamento Ltda e representantes da Prefeitura para debater o serviço de tapa-buracos em Joinville, proprietário da empresa, Alcidir Boaretto, explicou que não deixou de cumprir o contrato. Para os representantes do Executivo, o pedido financeiro da Conpla não está de acordo com a tabela do mercado.
Nesta quarta-feira (9) a Comissão de Urbanismo fez nova reunião com a empresa Conpla Construções e Planejamento Ltda e representantes da Prefeitura para debater o serviço de tapa-buracos em Joinville. O proprietário da empresa, Alcidir Boaretto, explicou que não deixou de cumprir o contrato. Para os representantes do Executivo, o pedido financeiro da Conpla não está de acordo com a tabela do mercado.
Boaretto voltou a dizer que a Conpla tinha pedido à Prefeitura um reequilíbrio econômico financeiro em virtude de uma série de aumentos no custo do asfalto. Explicou que o valor do cimento asfáltico de petróleo (CAP), nome técnico de um dos produtos que têm preço controlado pela Petrobrás, teve três elevações desde então. Em agosto, uma elevação de 24%, seguida de uma elevação, em novembro, de 14% e uma última, já neste ano, de 10%.
O empresário disse ter reduzido equipes de trabalho em janeiro também por conta da lentidão da Prefeitura em dar respostas ao pedido de reequilíbrio econômico financeiro.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Romualdo França, a Prefeitura não aceitou o pedido financeiro da Conpla porque os valores são diferentes da tabela Sinapi, que serve como base para orçamento de obras.
Romualdo França, secretário de infraestrutura
Presidente da Comissão, Jaime Evaristo (PSC) encerrou a reunião assegurando que os vereadores seguirão fiscalizando o cumprimento dos contratos da empresa com a Prefeitura.
Presidente da Comissão, Jaime Ecaristo (PSC) encerrou a reunião assegurando que os vereadores seguirão fiscalizando o cumpromento dos contratos da empresa com a Prefeitura.
O encontro teve a participação de representantes da Secretaria de Administração e Planejamento (SAP), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), da Procuradoria Geral do Município, da OAB-Joinville.
Histórico
O serviço de tapa-buracos foi um assunto levantado pelos vereadores durante várias sessões no mês fevereiro e desde então vem repercutindo. A principal polêmica girava em torno de um entendimento que circulava de que a empresa teria entrado com um pedido de aditivo pouco após vencer a licitação para prestar o serviço por preço muito inferior.
Boaretto explicou que o preço apresentado pela Conpla era compatível com a execução do serviço de tapa-buracos nas condições em que a licitação ocorreu, mas que não havia como prever o aumento no preço do asfalto.
A Comissão de Urbanismo agendou então reuniões convidando a empresa para esclarecer a situação. Em duas delas não se apresentaram representantes da Conpla. Boaretto explicou que estava fora do país nesse período e que assim que pôs os pés no Brasil já entrou em contato com o gabinete do presidente da Comissão de Urbanismo, Jaime Evaristo (PSC), para vir à Casa.
No final de março a empresa participou da comissão e fez as primeiras explicações. A deliberação dos vereadores foi continuar o debate diante de representantes do Executivo.
Olá, deixe seu comentário para Comissão de Urbanismo fez nova reunião para debater o serviço de tapa-buracos em Joinville.