Joinville perde Sergio Duprat, um dos maiores nomes do voluntariado comunitário.

Lideranças de Joinville lamentam a perda desse que foi um dos mais carismáticos e atuante cidadão pela causa social

Liderança do Glória Sergio Duprat

“O que nós vamos fazer hoje, para facilitar a vida do cidadão?” Era assim, pensando na coletividade e nas pessoas que Sergio Duprat Carmo, questionava nas reuniões em que participava. Outra forma de ajudar era "legitimar" as reuniões, através das atas formalizadas, assim, a comunidade era representada de uma forma organizada e representativa.

Foi assim que ele apresentou então, numa reunião em 2018 com o ex-prefeito Udo Dohler, 21 atas, todas para legitimar através da Associação de Moradores do Glória, Conselho Local de Saúde e Conselho Comunitário de Segurança Atiradores/Glória, as reivindicações da comunidade.

Liderança do Glória Sergio Duprat

Sergio em reunião com ex-prefeito Udo Dohler e apresentação de 21 atas de reuniões

Há três meses Sergio Duprat contraiu o vírus da Covid19 e não resistiu ao tratamento, vindo a falecer na tarde dessa quarta-feira (3), por complicações decorrentes da doença. O conselheiro comunitário tinha 59 anos e era natural da capital Fluminense, o Rio de Janeiro. Era administrador do setor da construção civil e após uma depressão, resolveu dedicar-se ao voluntariado comunitário para entender melhor a sociedade.

Havia 15 anos residindo em Joinville. Atualmente era presidente da Aconseg, Associação dos Conselhos Locais de Segurança do município e do Conselho Local de Saúde do Bairro Glória.

Seu legado parece que levantou bandeiras em todos os segmentos comunitários de Joinville. A forma como ele tratou e pensava sobre o cidadão, os problemas da comunidade e suas soluções, deu nome ao documentário "Tudo é nós", realizado em 2018 pela jornalista Anna Carolina Vavassori.

DEDICAÇÃO AO VOLUNTARIADO   

Esse carioca, que adotou Joinville como sua cidade do coração, não teve tempo de ver pronta a sua maior reivindicação, a construção da nova Unidade Básica da Saúde da Família do bairro Glória, que, conforme o Secretário da Saúde Jean Rodrigues da Silva, será entregue à comunidade até o final de 2022. "Cada morte é um capítulo triste dessa praga de vírus! Sergio era um guerreiro e incansável conselheiro de saúde. A Unidade Básica de Saúde do Glória, só está em obras, graças a luta e garra dele frente ao Conselho Local de Saúde. Pêsames à família!".

O Conselho Municipal de Saúde emitiu uma nota em suas redes sociais:

Nota de Pesar.
O Conselho Municipal de Saúde de Joinville, em nome de todos os Conselhos Locais de Saúde, vem manifestar as mais sinceras condolências de pesar e solidariedade à família do nosso conselheiro Sergio Duprat Carmo.
"Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé" ( 2º Timóteo 4,7), Sr. Sergio Duprat Carmo deixou seu legado no​ voluntariado em diversas frentes de trabalho, dentre eles, o Conselho Local de Saúde do Glória, atualmente Presidente do CLS, e Conselheiro Municipal de Saúde atuante, sempre dedicado e apaixonado a contribuir com a sociedade.
Aos familiares, nossas sinceras condolências, reiterando que este Conselho Municipal de Saúde não poderia deixar de se associar ao seu pesar. Manifestamos nosso profundo respeito e rogamos a Deus que traga conforto aos corações enlutados. Desejamos que a paz, o consolo e a força da fé reinem no meio de todos, primando o amor a Deus sobre todas as coisas para que o Sr Sergio Duprat Carmo descanse em paz.

Liderança do Glória Sergio Duprat

Reunião do Conselho Local de Saúde do Glória sob a coodenação de Sergio Duprat

A Delegacia Regional de Polícia de Santa Catarina através de Delegada Tânia Harada, emitiu uma nota: É com profundo pesar que a Polícia Civil de Joinville presta suas condolências para a família e amigos de Sérgio Duprat, Presidente da ACONSEG Joinville, que faleceu nesta quarta-feira (03/11). Sérgio tinha 59 anos e era atuante na comunidade, também foi presidente do Conseg dos bairros Atiradores e Glória antes de seu cargo na ACONSEG. Era um exemplo quando se tratava de solidariedade com o próximo, deixando com o cidadão Joinvillense o seu lema: "O que nós vamos fazer hoje para facilitar a vida do cidadão?"

O atual presidente da Associação de Moradores e Amigos do Glória (AMAG) Bruno Kurtz, tinha atualmente Duprat como vice-presidente da entidade."Sérgio nos agraciou com suas atitudes positivas, aquelas de cuidado com os amigos e conhecidos, ou com a nossa comunidade. Para mim, era mais que um colega de batalhas em prol de uma cidade melhor, era um amigo próximo com quem falava quase todos os dias. Lembro como se fosse hoje, ele me incentivando a tomar a frente de movimentos independentes que cuidassem de tudo que é nosso, e como dizia, "tudo que é público é nosso". Me dizia que eu seria um grande líder, que toma a frente das ações, mal sabia ele que grandes líderes são aqueles que permitem aos mais novos seu espaço para brilhar, como ele o fez comigo. "Obrigado amigo, seus ensinamentos estão para sempre comigo", completou ele.

A ex-presidente da AMAG, Dulce Helena de Oliveira, teve Duprat como Secretário em sua diretoria na gestão 2016-2018. "Além de poder trocar muitas ideias aprendi com ele a forma de lidar com as pessoas, pois era muito paciente e sabia lidar muito bem com as adversidades. Além disso ele estava sempre nos impulsionando com seu carisma e alegria. Será sempre nosso exemplo". 

O ex-comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar e piloto do Helicóptero Águia, Nelson Coelho, foi candiato à prefeitura de Joinville na eleção de 2020, teve Sergio Duprat como seu vice, publicou em suas redes sociais: "Hoje ficamos tristes com a notícia do falecimento do nosso parceiro, que demonstrou sua coragem ao correr do meu lado! Era uma pessoa de fala mansa, porém de convicção e posicionamento forte, um carioca que adotou Joinville como sua terra e por ela se dedicou. Um voluntário nato, que deixou seu legado por onde passou".

A presidente do Conselho Comunitário de Segurança Atiradores/Glória, Tatiane Steil, lamentou profundamente a perda do amigo. "Não há palavras que definam o Sergio Duprat. Era um grande líder comunitário e, acima de tudo, um amigo pra todas as horas. Parceiro fiel, leal, um mestre! Sentiremos muito a sua falta. Nossa solidariedade à familia e amigos".

Liderança do Glória Sergio Duprat

Duprat em uma das reuniões do Conseg Glória/Atiradores ouvindo a comunidade

O 3º Sgt Leandro Winter, do 8º BPMSC, membro nato do Conselho de Segurança Do Glória/Atiradores, lamentou a perda de Duprat que era uma liderança muito atuante nos Conselhos de Segurança de Joinville. "Ele conseguiu realizar um trabalho fantástico para a nossa comunidade tornar-se mais humana. Ele escutava as pessoas e sempre lutava por melhorias para a nossa sociedade".  

"QUEM VAI FAZER ALGO PELA NOSSA RUA?

Essa pergunta incomodava. Para ele, as pessoas não poderiam pensar em "empurrar responsabilidades", pois tudo era "nós". A forma de conduzir a sociedade não poderia ser individualizada ou tratada como "eles ou aqueles", tudo deveria ser dividido, responsabilidades, problemas e soluções, só assim a sociedade seria equilibrada e poderia valorizar o bem comum. Duprat era assim, expontâneo.

Uma das pessoas que por onde passava era muito bem recebido e sempre conquistava amizades e muita simpatia, pois falava a linguagem popular, era simples e de um carisma acima da média. Seu bermudão e colete eram a sua marca. Sempre despojado de formalidades. Q que lhe interessava eram os resultados e soluções dos problemas, e isso ele fazia de forma ferrenha, tudo pelas causas da sociais. Dizia ele que, "Se a lei é burra, que mudemos a lei", em referência às leis que atrapalham o cidadão e a sociedade.

NOVA UBSF PODERÁ RECEBER O NOME DE SERGIO DUPRAT

Um movimento unânime foi desencadeado nas últimas horas para homenagear esse que foi um dos maiores nomes do voluntariado joinvilense. Em fase de construção e com previsão de ser entregue no final de 2022, a nova sede da Unidade Básica de Saúde da Família, poderá levar o nome de quem foi o maior responsável pela sua execução. Diversos grupos locais do aplicativo whatsapp, estão se mobilizando para que isso possa ser possível.

Joinville perde Sergio Duprat, um dos maiores nomes do voluntariado comunitário.

A vice-presidente do Conselho Local de Saúde, Marilda Maestri, irá convocar uma reunião para deliberar sobre o assunto. Grupos de empresários e comunitários também são unânimes à essa homenagem póstuma. Na Câmara de Vereadores também há um movimento nesse sentido.    

Assista o documentário "Tudo é nós", realizado em 2018 pela jornalista Anna Carolina Vavassori, com a participação de Sergio Dupart:

CERIMÔNIA DE CELEBRAÇÃO DA VIDA

A família convida a comunidade para a cerimônia de Celebração da Vida de Sergio Duprat, que acontecerá na sexta-feira (5), no Crematório Angelus na Av. Santos Dumont 6431, Acesso 2: R. Tuiuti, 4500, das 9h às 12h.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whattsapp

Veja Mais

Olá, deixe seu comentário para Joinville perde Sergio Duprat, um dos maiores nomes do voluntariado comunitário.

Enviando Comentário Fechar :/