Nova UBS do Glória não sai mais

Quem acredita em Papai Noel vai ter que esperar muito o novo presente. Entrega da obra foi mais uma vez adiada.

Nova UBS do Glória não sai mais

Manifestação dos moradores realizada em dezembro de 2017 para defender a construção da nova UBSF

Durante a reunião da eleição da nova mesa diretora do Conselho Local de Saúde do Glória - CLS, a comemoração da nova diretoria ficou azedada quando diversos comentários e informações vindas da Prefeitura de Joinville informaram que a entrega da obra será postergada para 2023.

Estiveram presentes na reunião o presidente da Associação de Moradores do Glória, Bruno Kurtz, o representante da Igreja Nossa Sra. de Fátima, Antonio Debortoli, a representante da Igreja Luterana e Comissão de Fiscalização da Obra, Marlene Manske Koch, a presidente do Conselho de Segurança do Atiradores/Glória, Tatiane Steil, a representante do CEI Peter Pan, Vlaviane Pereira  Koch, a representante da Unidade de Saúde dos Servidores, Roberta Sholl, a representante da Unidade de Saúde - ACS, Silvia Gorisch, a ex-presidente da AMAG, Dulce Helena e moradores do bairro.

A NOVA UBSF NÃO SAI MAIS

Decepção, esse era o sentimento durante a reunião para a eleição da mesa diretora no CLS após a informação de que a nova UBS não será mais entregue em 2022. Uma luta da comunidade do Glória que há mais de 15 anos busca a solução para a implantação de um novo espaço para a ampliação da UBS. Atualmente ela está localizada na rua Brigada Lopes ao lado do Centro XV, em uma pequena casa com aproximadamente 40m² e que tem a missão de atender todo o bairro com uma população de mais de 12 mil pessoas e que também atende pessoas de bairros próximos.

Nos últimos 5 anos a comunidade lutou pela não instalação de um Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD,  que seria implantado pela Secretaria da Saúde sem o aval da comunidade, que, ao mesmo tempo, desejava uma nova Unidade Básica de Saúde da Família - UBSF. A escolha pela Unidade de Saúde foi de forma massiva em reunião realizada no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima no dia 18/5/2018.

 Nova UBS do Glória não sai mais

Reunião realizada em 18/2/2018 definiu o desejo da comunidade em rejeitar o CPAS AD e implantar a nova UBSF no local

Na época o presidente do Conselho Local de Saúde era presidido pelo ativista social Sérgio Duprat, que veio a falecer no final de 2021 por complicações resultantes da Covid19. Após a confirmação de que a UBSF seria instalada no terreno que foi retomado pela Prefeitura de Joinville o qual estava cedido ao Instituto Dual, local este que já havia uma construção, foram feitas diversas reuniões com a comissão de obras nomeada oficialmente pela prefeitura de Joinville e representantes da comunidade, para análise do novo projeto apresentado para a construção da nova UBSF. No entanto, de lá para cá já foram realizadas diversas alterações no projeto base e três trocas de empresas construtoras.

Também foram realizadas inúmeras reuniões entre Secretaria da Saúde, comissão de obras e lideranças do Glória para estabelecer um projeto final, o que até 2019 antes da Pandemia de Covid19, não havia sido concretizado. Com a Pandemia, o projeto ficou parado até 2021, quando finalmente a Prefeitura de Joinville restabeleceu os recursos necessários vindos do Governo Federal, Ministério da Saúde e recursos próprios e apresentou a nova empresa vencedora da licitação, refazendo o lançamento de construção da nova UBSF do Glória no dia 17 de junho do ano passado.

 Nova UBS do Glória não sai mais

Evento de lançamento da obra da nova UBSF foi realizado em julho de 2021

Nessa data foram estabelecidos todos os prazos necessários para iniciar e findar a obra e entrega à comunidade. Mas, por ironia do destino, mais uma vez o Glória não foi feliz. Como o projeto recebeu alterações, não se sabe de quem partiu o pedido, a empresa AZ Construções solicitou novo aditivo e a construção parou ao menos por dois meses, sendo que agora está em ritmo quase parado, com apenas dois trabalhadorers no local. Somadas estas alterações com os primeiros projetos realizados anteriormente, este trabalho já foi refeito ao menos oito vezes. 

QUESTIONAMENTOS

O Click Bairros tentou contato com o secretário da Saúde de Joinville Jean Rodrigues em duas oportunidades e não recebeu retorno, assim com o engenheiro da empresa vencedora da licitação, Humberto Ribeiro de Queiroz Junior, que também não quis responder aos questionamentos. As respostas foram enviadas pela Secretaria de Comunicação - SECOM.

Inicialmente o prazo para a construção da obra, a vigência do contrato vai até o dia 24/07/2022, porém, está em elaboração um novo termo aditivo, podendo prorrogar esta data, dessa forma a data de inauguração ficou com previsão para 2023. Os valores do contrato são de R$ 2.760.749,57 com recursos provenientes do Governo Federal, Ministério da Saúde e também recursos próprios do Município.

O cronograma original era de 8 meses e atualmente está em 14 meses, entretanto está em elaboração um termo aditivo, podendo prorrogar esta data. Questionamos também o motivo pelo qual a empresa parou a obra, pois não havia trabalhadores no local por dois meses (dezembro e janeiro) conforme levantamento realizado, entretanto, a prefeitura respondeu que a obra não foi paralisada, mas o fornecedor diminuiu o ritmo de execução no aguardo das alterações do layout interno. O que não está claro é se nesse período a empresa construtora recebeu algum valor e continua recebendo.

Questionamos a prefeitura qual foi a finalidade do novo aditivo. Recebemos como resposta que a Secretaria da Saúde comunicou alterações no layout interno para adequações técnicas à finalidade da obra, com objetivo de melhor abrigar os serviços que serão realizados no local e que o fornecedor está fazendo o orçamento do aditivo de acordo com o novo layout em função das alterações na planta original com a inclusão de espaços antes não ocupados, como a Casa dos Conselhos e também um espaço destinado às Práticas Integrativas Complementares. Entretanto, não se sabe quem solicitou as alterações do projeto e por qual motivo elee já não haviam sido inclusos.

Uma das preocupações das entidades locais era com os recusros destinados à obra. Eles poderiam ser perdidos em função dos atrasos? Entretanto a prefeitura informou que não há esta possibilidade, assim como a nova UBSF não ser mais construída.

Nossa equipe conversou com os integrantes da Comissão de Fiscalização da Obra e ninguém foi comunicado das alterações e paralisações realizadas, nem tampouco sobre quem solicitou um novo layou da planta. A Associação de Moradores do Glória questionada sobre o assunto também não foi comunicada e nem procurada. Não há prazo para finalizar o novo layout do espaço e nem para recomeçar os trabalhos.


O GLÓRIA MAIS UMA VEZ INDIGNADO

Com tantas dúvidas e incertezas, podemos dizer que o Glória mais uma vez sai perdendo. Já são anos de lutas e sofrimento da comunidade local. O bairro vê cada vez mais projetos para a saúde sendo lançados em outros bairros e o Glória vai ficando para trás. O descontentamento é geral. A ex-presidente da Associação de Moradores foi uma das mais indignadas. "Nos últimos 6 anos participamos de inúmeras manifestações para que a comunidade pudesse conquistar e receber esta importante obra. Será que depois de mais um lançamento da obra realizado, teremos a quebra de um ato oficial com a promessa de que seria entregue em 2022? Um diz uma coisa, outro outra, isso já muita irresponsabilidade", afirma Helena.

 Nova UBS do Glória não sai mais

Obra da nova UBSF teve uma discussão acalorada da entidades do Glória

O recèm empossado presidente do Conselho Local de Saúde, Antonio Debortoli, foi outra voz descontente. "A demora já ultrapassou os limites. Não há justificativas para que ela continue sendo empurrada para frente. A comunidade não irá aceitar. Um bairro onde os idosos são destaque, não pode ficar protelando uma obra imprescindível com essa", afirma Debortolli.

A integrante da comissão de obras, Marlene Koch, também ficou impaciente pela transferência na entrega do novo espaço. "A cada reunião comemoramos uma conquista, e também recebemos notícias ruins, isso acaba sendo um desgaste com toda a comunidade local. O povo não tem mais paciência com essa situação", assinala.  

O atual presidente da Associação de Moradores do Glória, Bruno Kurtz, também vê aí uma situação que dá muitos motivos para colocar essa obra em dúvida mais uma vez. "Ao assumir a presidência da Associação de Moradores, um dos meus compromissos era de, juntamente com Sergio Duprat, presidente anterior do CLS, acompanhar e fazer cumprir os prazos de construção do novo espaço. Entretanto, com esse novo posicionamento da Secretaria da Saúde e da empresa construtora, teremos que buscar uma nova solução urgente, pois os moradores não tem mais paciência. Iremos solicitar uma reunião com o prefeito Adriano Silva", conclui Kurtz.  

Com o posicionamento das entidades e lideranças locais, certamente a reunião que será proposta com o prefeito de Joinville e o secretario da saúde, terá ingredientes de sobra para que saia um bom caldo ou azede o leite. 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whattsapp

Veja Mais

Olá, deixe seu comentário para Nova UBS do Glória não sai mais

Enviando Comentário Fechar :/