O PROERD Pais será realizado em maio e junho
Pais poderão participar do PROED que inicia no mês de maio
Com a missão de “Capacitar crianças, adolescentes e adultos para resistirem às drogas e à violência, através de ações de polícia ostensiva de caráter educacional, realizada por policiais militares habilitados, em instituições públicas, privadas e comunitárias, integrando Polícia Militar, família e escola para a valorização da vida e a construção de uma sociedade mais justa, sadia e feliz” (planejamento estratégico 2009) o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd vem, a cada ano, atingindo índices que tem chamado a atenção de muita gente.
Ao longo dos 21 anos de existência em Santa Catarina foram muitos os avanços do programa.
Especialmente o relacionado com a quebra de paradigma, tornando policiais militares altamente treinados para atuarem nas mais diversas situações, inclusive em confrontos armados, adquirirem, após um novo treinamento, a capacidade de serem educadores sociais e serem capacitados a mudar comportamentos de crianças. Algo muito diferente aos que se acreditava ser a missão da instituição. As coisas evoluem...
Os resultados dos dois primeiros anos foram tão significativos que fizeram com que a PMSC se transformasse em Centro de Treinamento do D.A.R.E. fora dos Estados Unidos. Santa Catarina tornara-se, no ano de 2000, o 4º Centro de formação de instrutores Proerd do Brasil, juntando-se com as Polícias Militares do Estado do Rio de Janeiro ( onde tudo começou), São Paulo e Distrito Federal e tendo já nos anos seguintes, assumido a frente dos trabalhos no país inteiro e tornado referência internacional em formação pelo DARE Internacional (ONG que administra o programa em nível mundial).
Sob a coordenação de Santa Catarina foram formados policiais para para atuarem no Proerd em mais de 24 Estados da federação.
Com qualidade na formação já consolidada, chegara um novo momento: O da necessidade de um choque de gestão onde o foco agora seria voltando à atenção para a execução do programa no Estado catarinense.
Para a Polícia Militar de Santa Catarina, o aluno Guilherme é um dos "marcos" mais importantes dos quase 184 anos de sua história, por poder representar os mais de 1/6 da população catarinense que já passaram pelas salas de aula da Rede de Ensino, onde um dos mais de 800 instrutores, durante estes 20 anos, tiveram a oportunidade de repassar ensinamentos, a um publico, com o objetivo de tornar a nossa sociedade mais sadia, segura e muito mais responsável.
Nestes 21 anos estivemos, em 265 cidades de 295. Gostaríamos de estar em todos mas isso ainda não é possível.
Em 16 de Março de 2019 o Proerd catarinense completou 21 anos de História, e até o final de 2018 foram contabilizados 1.425.384 catarinenses orientados para dizer não às drogas e à violência por estarem aptos a tomarem decisões saudáveis, seguras e responsáveis.
PROERD PAIS
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, tendo como missão e visão:
Missão: ensinar aos estudantes habilidades para tomada de boas decisões, para ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.
Visão: construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.
Os objetivos específicos do programa incluem:
- Desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção.
- Estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar.
- Permitir aos estudantes enxergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização.
- Estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e os jovens estudantes.Abrir um diálogo permanente entre a "Escola, a Polícia Militar e a Família", para discutir questões correlatas à formação cidadã de crianças e adolescentes.
Informações PROED Pais:
Datas: acontecerá nos dias 07/05, 14/05, 21/05, 28/05 e 04/06, (terças-feiras)
Horário: das 19h às 21h
Local: auditório do 8° Batalhão de Polícia Militar
Endereço: Rua Aquidaban, 75 - Glória, Joinville
Contato: (47) 3431-8700
Inscrições: Curso PROERD Pais / 2019, clicando no link - https://goo.gl/forms/InxkZNgSvpF9Vixz2
Olá, deixe seu comentário para O PROERD Pais será realizado em maio e junho