Roda de Conversa no Arquivo Histórico comemora o Dia Mundial da Fotografia

Amadores, profissionais, historiadores, professores e fãs da fotografia, debateram o tema durante evento realizado pelo Arquivo Histórico de Joinville

Roda de Conversa do Arquivo Histórico recebeu diversos fãs da fotografia para comemorar o Dia Mundial da Fotografia

Quem não gosta de um dedo de prosa quando o assunto é bom de debater? Foi essa a ideia que o Arquivo Histórico de Joinville teve, para comemorar o Dia Internacional da Fotografia – 19 de agosto – e promover a Roda de Conversa com fotógrafos e fãs dessa arte que faz parte do dia a dia de todos nós.

Com o objetivo de aproximar e proporcionar reflexões com a comunidade sobre a formação histórica e econômica de Joinville e refletir sobre a contribuição dos fotógrafos e da fotografia para a história da cidade, foi realizada na sede do Arquivo Histórico de Joinville, a “Roda de Conversa”, que reuniu estudantes, professores, profissionais, amadores, historiadores, documentaristas, e, fãs da fotografia.

Durante aproximadamente duas horas, sob a coordenação de Dilney Cunha e Giane de Souza, foram apresentadas algumas imagens de fotógrafos amadores e profissionais, e, revivida um pouco da história de Joinville. Um dos mais antigos fotógrafos de Joinville em atividade, Lino Sasse, não só apresentou alguns trabalhos dos calendários de Joinville, como, mostrou alguns equipamentos curiosos. Uma pequena máquina utilizada por detetives da época de 1930 e, um robusto equipamento para estúdio, utilizado para fotografia publicitária.

Também esteve presente o professor e fotógrafo da Univille, Daniel Machado, que falou sobre as palestras e workshops promovidos pelo Centro de Ates e Design da Universidade, durante a Semana da Fotografia, que ocorre de 19 a 23 de agosto, em comemoração ao dia Internacional da Foto. Clique na imagem para conhecer a programação do evento:

A fotografia como forma de expressão e documentação, retrata a história e memória de um povo. O homem tem por natureza retrata as coisas que acontecem ao seu redor, desde os tempos da pré-história, através das gravuras nas paredes de suas moradias e locais de parada. A pintura, desenhos, gravuras, e tantas outras formas de retratar o mundo e as coisas, ajudaram e continuam a contar a história e instigar o imaginário das pessoas.

A fotografia tem sua história datada há aproximadamente 1000 anos, mas, registrada oficialmente há algo em torno de 200 anos. Após o advento da fotografia como forma de expressão documental, ela passou por inúmeras transformações, inicialmente com a famosa caixa escura, das chapas de vidro, reveladores, papeis fotográficos, lentes, fotômetros, flashes, câmeras modernas, grandes equipamentos reveladores, até os dias de hoje, com a digitalização da imagem.

Ela transforma praticamente tudo no mundo, seja na publicidade, na documentação histórica, no jornalismo, no turismo, na família, no trabalho, nos livros, na internet, nos governos, ou seja, ela está em tudo na vida de todos nós.

Seja qualquer que seja a forma de capturar a imagem, a sensibilidade de quem manuseia o equipamento é que dará vida ao que se quer transmitir. Alguns falam que a foto foi banalizada, outros, que ela está ampliando a história. O certo é que, o homem deixará para todas as gerações futuras e, de forma cada vez mais precisa, todas as transformações do mundo, esperamos, contudo, que seja para a continuidade da humanidade.

Para quem desejar contribuir com imagens de Joinville e doar acervo, ou, participar das “Rodas de Conversa” do Arquivo Histórico, deve entrar em contato através do telefone: (47) 3422-2154, ou, dirigir-se até a avenida Hermann August Lepper, 650 - Saguaçú.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whattsapp

Veja Mais

Olá, deixe seu comentário para Roda de Conversa no Arquivo Histórico comemora o Dia Mundial da Fotografia

Enviando Comentário Fechar :/