Pais e alunos realizam manifestação contra o encerramento das atividades da E.E.B Osvaldo Aranha

Ato foi realizado na manhã desta segunda-feira. Às 20h haverá outra reunião em frente a escola.

Manifestação aconteceu no início da manhã em frente ao colégio

Mais um vez a sombra do fechamento da E.E.B Osvaldo Aranha, localizada na rua Lindoia no bairro Glória, movimentou a comunidade, pais, alunos, professores e funcionários da escola. Uma manifestação realizada na manhã desta segunda-feira, reuniiu a comunidade em prol do não fechamento da entidade de ensino, que vem sendo anunciada desde 2016. Para 2020 já não serão mais aceitas matrículas para o segundo ano, que deverão ser relaizadas em outras escolas estaduais. 

Para Rosemeri Ponick Kuhn, professora, moradora do Glória e mãe de aluno que necessita da matrícula para o primeiro ano, o  fechamento do Osvaldo Aranha é um absurdo. "O Osvaldo Aranha é uma escola tradicional com excelentes índices de aprendizado. Ela possui uma infraestrutura nova, recém reformada, com uma ótima equipe de professores. Caso realmente isso aconteça, terei que me deslocar até o centro para a escola Germano Tim, por não haver outra opção próxima", esclarece.

Decepcionada com a notícia e também mãe de aluno, Cláudia Ferreira, espera que possam reverter a situação. "Como podem querer fechar a escola se não houve qualquer consulta com a comunidade, pais e alunos para essa tomada de decisão? É um direito nosso termos a escola no bairro. Temos uma escola padrão que recebeu um grande aporte financeiro para as reformas realizadas. A comunidade não pode se calar com esta situação", diz a mãe indignada.

Por sua vez, o coordenatdor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina da região de Joinville - SINTE, Adriano Mesnerovicz, aponta uma séria de irregularidades para o fechamento da escola. "Além da comunidade e professores não terem sido ouvidos, não há sentido para essa tomada de decisão, pois existe demanda e a escola, tem uma excelente infraesturutra", aponta. Já definimos uma série de ações que o SINTE irá realizar, como: acionar o Ministério Público, a justiça, os meios políticos e as manifestações públicas. Além disso, para onde serão remanejados os professores?", questiona.    

Pais e alunos apreensivos com o fechamento da escola Osvaldo Aranha

 

Recebendo diversas manifestações contrárias ao fechamento da escola, a diretora Fabiana Feltrin, está bastante receosa da situação. "Para 2020 já tínhamos aproximadamente 175 alunos para matrículas no primeiro ano, mas com a decisão da GERED, estes alunos poderão fazer suas matrículas em uma das três escolas oferecidas pelas GERED", afirma a diretora.    

Fabiana Feltrin, atual diretora da Escola Estadual Osvaldo Aranha

O QUE DIZ A GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - GERED
A Gerente Regional de Educação de Joinville, Dalva Aparecida Moser, esclarece que esse decisão já havia sido tomada desde 2015. "A diretoria da escola, professores pais e alunos já haviam sido informados dessa decisão. Ainda tentamos negociar com o Colégio Militar,mas, eles necessitam do espaço para turno e contraturno escolar, sendo inviável a permanência dos alunos do 1º, 2º e 3º ano na escola".

NOVA REUNIÃO DE PAIS E ALUNOS
Na noite dessa segunda-feira (18) às 20h será realizada mais uma manifestação em frente a escola, onde a comunidade, pais e alunos que não puderam comparecer na manifestação da manhã, também irão discutir outras ações que serão realizadas para impedir o encerramento das atividades escolares do Osvaldo Aranha.

 

NOTA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

A Secretaria de Educação de Santa Catarina, lançou uma nota através da Assessoria de Comunicação com o seguinte teor:

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Informe sobre oferta de vagas no Ensino Médio em Joinville
A Coordenadoria Regional de Educação de Joinville informa que as matrículas no Ensino Médio para alunos do entorno da EEB Osvaldo Aranha, na cidade de Joinville, serão disponibilizadas nas escolas EEM Bailarina Liselott Trinks, EEB Professor Germano Timm e EEB Arnaldo Moreira Douat, de acordo com o zoneamento.
De acordo com o processo de transição da EEB Osvaldo Aranha para o modelo de escola militar, amplamente divulgado e que transcorre desde 2016, a Secretaria de Estado da Educação (SED) deixa de ofertar matrículas na unidade, garantindo que os alunos rematriculados para o terceiro ano do Ensino Médio concluam os estudos na escola em 2020. Em 2019, são 163 alunos matriculados nesta etapa na unidade escolar. Com a terminalidade em curso, os professores têm prioridade sobre a escolha entre as unidades com vagas para a transferência.
O período de matrículas para novos alunos iniciou nesta segunda-feira, 18, às 9h, e vai até o dia 22, podendo ser realizado totalmente on-line, por meio do site matriculaonline.sed.sc.gov.br. O sistema permite identificar onde fica a escola mais próxima da residência do aluno.

 

 

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whattsapp

Veja Mais

Aulas suspensas em Santa Catarina

Aulas suspensas em Santa Catarina

Entre as medidas adotadas na portaria publicada na manhã desta segunda-feira (16), sugere a suspensão ou adiamento de...

Olá, deixe seu comentário para Pais e alunos realizam manifestação contra o encerramento das atividades da E.E.B Osvaldo Aranha

Enviando Comentário Fechar :/