Revistas e apresentação sobre países da África são destaque na E.E.B. Osvaldo Aranha

Trabalho desenvolvido pelos alunos do segundo ano na Semana da Consciência Negra, surpreende pela organização e detalhes na apresentação, fechando 2019 com louvor.

Na semana da Consciência Negra, realizada na semana de 18 a 22 de novembro, os alunos do segundo ano da E.E.B. Osvaldo Aranha deram exemplo de atividade de ensino, pesquisa e apresentação escolar. O desafio foi o de mostrar a cultura de quatro países do continente africano em forma de uma revista: Argélia, Egito, Madagascar e Nigéria.

Tudo feito com muita dedicação e preciosismo nos detalhes, sob a coordenação da professora de história, Lucinéia Soares de Medeiros Preis e a participação dos professores da escola. Foram quatro turmas do segundo ano, cada uma responsável por um país: 2.1 Nigéria, 2.2 Egito, 2.3 Argélia e 2.4 Madagascar.

A ideia foi lançada em setembro, no início, com um pouco de receio pela forma com que eles teriam que se envolver e organizar os trabalhos. "Mesmo com alguns problemas enfrentados para desenvolver o projeto, aos poucos eles foram se unindo e organizando o trabalho e as apresentações", destaca a orientadora Lucinéia.

Revistas e apresentação sobre países da África são destaque na E.E.B. Osvaldo Aranha

 OS PREPARATIVOS

Conforme a professora Lucinéia Medeiros, cada turma teve um ponto a ser destacado. Em todas elas apareceram seus líderes. A turma 2.1 que trabalhou a revista da Nigéria, era a menor delas. Mesmo assim conseguiram se destacar e fizeram uma revista muito bonita. O aluno Bruno foi o responsável pela execução do trabalho. 

A turma 2.2 praticamente caminhou sozinha. Eles tiveram o apoio do regente Ezequiel, mas, realizaram o trabalho por conta própria. Foi a turma que teve mais destaque na questão de trabalhar independentemente. Além da liderança, todos se uniram para fazer a revista. 

Embora uma pouco mais demorada para iniciar o trabalho, a turma 2.3, através dos alunos Raul e Djenyffer, tiveram um destaque maior na elaboração da revista, pois assumiram a responsabilidade de dar andamento e finalizar o trabalho. Ao final todos se uniram e fizeram uma das apresentações mais bonitas.

Responsável pela Ilha de Madagascar, a turma 2.4 foi bem crítica na apresentação inicial da revista. O destaque ficou por conta dos alunos Henrique e Samara tomaram a frente do projeto com muita criatividade. A revista realmente foi muita positiva.   

A APRESENTAÇÃO

Todas as revistas foram apresentadas no dia 21 de novembro. Todas elas acompanhadas com uma cenografia envolvente e criativa, trazendo um destaque especial para cada país explorado.

A montagem dos cenários e, até mesmo os alimentos oferecidos, transportaram os visitantes para o imaginário apresentado, cumprindo assim o objetivo estabelecido. Já na entrada de escola, ficou evidente que o desafio proposto para os trabalhos, foi plenamente cumprido. Os figurantes egípcios e suas pirâmides místicas, portais e cenários com lagos e trilhas primorosamente preparados, imagens e decoração típica dos países explorados deram um brilho especial ao conjunto de tudo o que foi preparado pelos alunos.

Revistas e apresentação sobre países da África são destaque na E.E.B. Osvaldo Aranha

A diretora do Osvaldo Aranha, Fabiana Feltrin ficou bastante contente com o resultado final. "Nossos alunos corresponderam plenamente ao que foi proposto. Percebemos que eles tiveram a preocupação dos detalhes em cada proposição. Eles estão de parabéns e todos os professores envolvidos nesse trabalho maravilhoso", destaca ela.

A professora orientadora, Lucinéia Medeiros, também destacou a responsabilidade assumida por todos. "No início da proposta, eles tiveram um pouco de dificuldade em assimilar o trabalho, mas, aos poucos eles foram criando alternativas e propostas que deram um destaque muito especial para cada país sugerido. Todos estão de parabéns, os resultados foram plenamente atingidos", afirma.

ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DA ESCOLA

Embora a qualidade de ensino da escola seja referência em Joinville, com altos índices na qualificação de ensino dos alunos e professores, talvez 2020 provavelmente será o último ano de atividades da E.E.B Osvaldo Aranha.

Atualmente o espaço está sendo dividido com Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, que desenvolve suas atividades no período da tarde. A previsão é de que as turmas de terceiro ano sejam encerradas no final de 2020 e o prédio, seja definitivamente utilizado e doado para Polícia Militar para que seja utilizado apenas como escola de ensino no modelo militar. 

Dia quatro de dezembro, será realizada uma reunião na Câmara de Vereadores promovida pela Comissão de Educação, para discutir com autoridades, alunos, professores e comunidade, os motivos para o encerramento das atividades da Osvaldo Aranha.

Revistas e apresentação sobre países da África são destaque na E.E.B. Osvaldo Aranha

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whattsapp

Veja Mais

Aulas suspensas em Santa Catarina

Aulas suspensas em Santa Catarina

Entre as medidas adotadas na portaria publicada na manhã desta segunda-feira (16), sugere a suspensão ou adiamento de...

Olá, deixe seu comentário para Revistas e apresentação sobre países da África são destaque na E.E.B. Osvaldo Aranha

Enviando Comentário Fechar :/